Lembram das notas de 10 reais de plástico? Elas foram lançadas em 22 de abril de 2000, para comemorar os 500 anos do Brasil, no total foram 125 milhões de cédulas plásticas.
A tecnologia foi comprada da Austrália, e vinha com a promessa de aumentar a vida útil das cédulas em quatro vezes, em comparação com as de papel (mas com o custo de produção 59% mais caro). Também seriam mais resistentes e de dificil falsificação.
Para divulgá-la, no dia 05/06/2000, o Banco Central disponibilizou para compra, envelopes especiais numerados de uma série limitada. Além da nota o kittinha uma cartilha com toda a descrição do projeto.
Mas aonde elas foram parar? Atualmente é bem mais difícil encontrar uma nota de 10 reais de plástico por aí, quase 8 anos depois do lançamento. Seja no ônibus, no banco ou no comércio, muito raramente eu encontro uma quando recebo troco de alguma coisa. Mas quando vejo uma, algo fácil de perceber é o estado dessas cédulas: bem gastas, com algumas áreas sem tinta.
Passados esses quase 8 anos podemos dizer que a cédula de plástico não emplacou no Brasil, pois parece que não são mais produzidas ficando apenas as já bem gastas ainda existentes. Ou o período de duração das notas, de quatro vezes mais que o papel, ainda está em teste. Tudo não passa de suposição pois não tivemos mais novidades sobre ela.
Por curiosidade, no Mercado Livre encontrei duas já negociadas. Uma teve sua venda finalizada em R$ 24, e outra por R$ 135. Esta última com certeza estava em melhor estado de conservação, daí o seu maior valor.
"Se você tem uma dessas, guarde porque ela vale dinheiro!"
domingo, 14 de agosto de 2011
Cadê as notas de 10 reais de plástico?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário