Determinadamente a peça publicitária mais infeliz do ano. A capa da Revista IstoÉ desta semana. Um Cristo Redentor com uma colete com uma Caveira no peito (símbolo do Bope) e um cinturão de balas pendurado.
Eu penso que quem idealizou isto, quem aprovou e quem executou podem até figurar no hall da inocência, mas falam da essência de uma geração que não conhece bem o que representam os símbolos que nos cercam.
Não que a estátua do Cristo seja algo sagrado e intocável, afinal é só concreto, mas sobrepor a imagem de Jesus Cristo salvador do mundo e a do Batalhão de Operações Especiais destaca a confusão de valores e a dificuldade de saber onde está o lugar das coisas.
Não que o BOPE não esteja fazendo realmente o seu trabalho de extrema necessidade, sobretudo nestes últimos dias (até demoraram). Mas vamos dar a César o que é de Cezar. Lembremos que Cristo não optou pela revolução sangrenta de Judas e por isso foi traído.
Parabéns ao BOPE pela ação contra o crime dessa semana, louvado seja Cristo pelo seu ministério. Já ao pessoal da ISTOÉ, uma vaia pra eles e seus pais que os deixaram ser criados pela TV e Internet.
Perdoa pai, eles não sabem o que fazem.
o brasil é um país laico (livre de religioes oficiais) e o cristo redentor eh o simbolo do rio de janeiro conhecido no mundo inteiro. eh simples. se a minha mae fosse uma estatua de maos abertas, conhecida no mundo inteiro, ela estaria na capa da istoe. nao vamos confundir valores morais com simbolos turistico. alias, se jesus salvou o mundo como tu disse, ele nao estaria simbolizado em um concreto e muito menos com um colete a prova de balas.
ResponderExcluirabraço!
filipi portinori
Me parece que seu comentário também fala dessa confusão de valores de hoje em dia e de forma mais clara e prática.
ResponderExcluirObserve que o Cristo é intrisecamente um símbolo religioso. O fato de também ser turistico é decorrente de seu destaque na cidade.
O final do seu coment também achei de confusão. Cristo salvou o mundo e por isso ele é lembrado de várias maneiras, incluindo imagens de vários materiais.
O desrespeito a lembrança dele (admito até que de forma inocente) é o foco do meu post. Desrespeito que vem dessa confusão de valores que, nesse caso não são morais como você diz.
Se sua mãe tivesse uma estátua gigante, eu jamais iria colocar nada nela por entender que seria no mínimo, uma falta de respeito sua mãe e com você meu amigo. Ali estaria a imagem de alguém digna de respeito.
Repito que não acredito que quem fez esta capa o fez com a intenção de "pecar", mas destaco que serve de exemplo de como as pessoas estão confusas e não reconhecem mais os símbolos e seus significados e teu comentário me diz que você também não.
BOPE e Cristo não combinam.